Internações
Normas de internação
Esclarecimento sobre sua hospitalização
Sus: A internação ocorrerá mediante solicitação médica. Todo paciente deverá fornecer número do cartão SUS, RG e CPF. O Sistema Único de Saúde cobre todo atendimento médico, hospitalar, com exceção de eventuais procedimentos não credenciados que serão comunicados com antecedência ao responsável.
Particular: As diárias compreendem os aposentos e refeições, e correspondem ao período de 12h00 do dia da internação a 12h00 do dia seguinte;
– Se a permanência for inferior a 24 horas, corresponderá a uma diária completa;
– O adiantamento inicial será efetuado conforme orçamento prévio, que poderá sofrer alterações após os procedimentos necessários e/ou intercorrências;
– Os honorários médicos não estão incluídos na diária hospitalar.
Convênios: Para a eventual não autorização da guia de internação / liberação, mesmo nos casos de urgências, será solicitado o preenchimento dos contratos de caráter particular. A internação acontecerá em concordância com o contrato do seu plano de saúde, sendo que as despesas sem coberturas serão cobradas à parte.
Glosas ou carências do plano para internamentos e/ou procedimentos, a conta passará a ser de caráter particular, conforme estipulado no contrato, a esta instituição vinculado.
Visitas
Apartamentos e quartos: das 09:00 hs. Ás 21:00 hs.
Enfermarias: das 16:00 hs ás 16:30 hs.
U.T.I.: das 16:30 hs. Ás 17:00 hs.
Crianças só entram a partir de doze anos de idade.
Visitantes deverão solicitar o cartão de visitas na recepção e entrega-los após suas respectivas visitas.
Os horários para as visitas aos pacientes são determinados para:
a) Favorecer o repouso do paciente
O repouso do paciente é um complemento do tratamento médico. Comunicar somente notícias agradáveis e alegres.
* O Excesso de visitas desgasta as forças do paciente.
b) Prevenir a infecção hospitalar
A infecção hospitalar pode ser transmitida: ao “dar a mão” ao paciente, usar objetos do paciente, ao sentar na cama, na permanência demorada ou no excesso de pessoas dentro do quarto. O paciente pelo fato de apresentar uma doença, está fraco e com a resistência diminuída. Ele corre o risco de contrair outras doenças, que podem ser transmitidas pela visita.
Informações
Lembretes Úteis
a) Trazer materiais de higiene, como: creme dental e escova de dentes; sabonetes; roupas íntimas e chinelos; pente ou escova para cabelos; pijamas; camisolas; toalha de banho, não deixá-los expostos sobre os móveis e sempre pedir para o responsável levar para casa tudo que o paciente não estiver usando. b) Não trazer para o paciente: alimentos e bebidas sem autorização da nutricionista; cigarros e bebidas alcoólicas não são autorizados. Não deixar em posse do paciente, objetos de valor.
USO DO TELEFONE
Ligações externas serão transferidas aos apartamentos até às 21h00. Os pacientes dos apartamentos poderão solicitar ligações externas até às 21h00, através do ramal 9. Todas as ligações poderão ser apresentadas em conta hospitalar aos pacientes/responsáveis quando solicitarem. As chamadas telefônicas serão a cobrar quando solicitadas na recepção e/ou após faze-las pagar em seguida na tesouraria.
ALTAS
As altas serão concedidas no período de funcionamento do Caixa/tesouraria de segunda a sexta-feira: das 07h30 às 18h00; sábados das 08h00 às 12h00, , domingos e feriados não tem expediente; devendo fazer o acerto no primeiro dia útil á alta do paciente . Os pacientes particulares e de convênios, ao receberem o comunicado de alta, deverão: Se dirigir a tesouraria para fechamento da conta. Apresentar-se na recepção para liberação e baixa no sistema. Pacientes do SUS: ao receberem o comunicado de alta, serão liberados pelo setor de internação para baixa da alta no sistema. Os pacientes só poderão deixar o Hospital após em posse da receita médica.
CONTAS HOSPITALARES
Todo paciente Particular ou de Convênio que permanecer após às 12h00, pagará taxa de permanência correspondente a uma diária. O Hospital debitará aos pacientes e acompanhantes os danos causados em bens, imóveis, utensílios, e outros materiais de sua propriedade. Após a alta médica, o paciente deverá permanecer no hospital o menor tempo possível.
HONORÁRIOS MÉDICOS
Os médicos são profissionais autônomos. Assim, todo atendimento médico terá seu honorário profissional. Os honorários médicos deverão ser pagos com cheque desvinculado da conta hospitalar.
REFEIÇÕES
Horário para pacientes e acompanhantes:
• Desjejum: 07h30 às 08h00
• Almoço: 11h30 às 12h00
• Lanche: 14h00 às 14h30
• Jantar: 17h30 às 18h00
O Serviço de Nutrição e Dietética da Irmandade da Santa Casa de Arapongas deseja fazer o melhor para o seu paciente, e para isso conta com você. No hospital, o paciente vai receber uma dieta especial; você deve estimulá-lo a alimentar-se com os alimentos aqui fornecidos, pois os mesmos são preparados e adequados ao tratamento e recuperação do paciente. Não ofereça alimentos para outro paciente, pois cada um recebe a dieta de acordo com a sua necessidade.
RECOMENDAÇÕES
Após as 22h00 a utilização de aparelhos de TV pode ser mantida, mas com o volume baixo, respeitando o repouso dos demais pacientes. Os pacientes não devem receber mais de duas pessoas ao mesmo tempo. Respeitar o horário de visitas. O visitante, antes de cumprimentar o doente, deve lavar as mãos. Evitar sentar no leito do paciente. Não fumar no ambiente hospitalar.
Ajudar a manter o ambiente calmo, tranquilo e limpo. Não trazer aparelhos elétricos (rádio, ventiladores, walkman e secadores de cabelo). Proibido carregar bateria de celular. Desprezar o lixo conforme identificação do recipiente.
SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente:
Via questionário nos quartos:
Com o objetivo de aprimorar nosso atendimento colocamos à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Cliente através de material impresso deixado nos aposentos para serem respondidos e entregues na recepção para avaliações imediatas. Em caso de dúvida ou qualquer intercorrência durante seu internamento, solicite a presença do supervisor do setor.
INFORMAÇÕES SOBRE O PACIENTE
As informações sobre pacientes somente serão fornecidas aos familiares pelo médico assistente e/ou pela enfermeira do setor.
ASSISTÊNCIA PASTORAL DA SAÚDE
O Hospital Irmandade da Santa Casa de Arapongas, possui o Serviço de Pastoral da Saúde, que se dispõe a solicitar sacerdotes e/ou pastores sempre que houver necessidade de assistência espiritual ao paciente. Sexta-feira na capela às 16:00hs. – Santa missa.