História
A Irmandade da Santa Casa de Arapongas surgiu em 26 de março de 1960, durante “assembleia de fundação”, realizada na prefeitura de Arapongas, presidida pelo Bispo de Londrina – PR. Don Geraldo Fernandes e secretariada pelo Dr. Roberto de Araújo Bessa. A assembleia foi convocada pelos Srs. Brasiliano Bussadori, prefeito municipal e Dr. José Colombino Grassano, secretário do interior e justiça do Estado do Paraná, entre outros.
A Irmandade da Santa Casa de Arapongas surgiu em 26 de março de 1960, durante “assembleia de fundação”, realizada na prefeitura de Arapongas, presidida pelo Bispo de Londrina – PR. Don Geraldo Fernandes e secretariada pelo Dr. Roberto de Araújo Bessa. A assembleia foi convocada pelos Srs. Brasiliano Bussadori, prefeito municipal e Dr. José Colombino Grassano, secretário do interior e justiça do Estado do Paraná, entre outros.
A entidade presta serviço hospitalar e ambulatorial e para isso conta com Clínica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Sendo hospital de referência dessas especialidades; Pronto Socorro 24 horas, exames laboratoriais e exames diagnóstico por imagem, possuindo 101 leitos sendo que deste total estão disponíveis ao SUS 81 leitos e o corpo clínico conta com 56 médicos, sendo 11 leitos de U.T.I., destes 05 são SUS e 01 da UNIMED.
Segundo o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 a Saúde é direito de todos e dever do Estado nesta visão a Irmandade da Santa Casa de Arapongas tem por missão prestar assistência os quantos buscarem seus serviços, sem distinção de nacionalidade, raça, cor, sexo, língua, credo, opinião política ou qualquer outra condição.
A cidade de Arapongas tem cerca de 116.960 mil habitantes segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no censo realizado em 2016, e a Santa Casa atende por mês um total de 1.598 pacientes sendo que dentre estes 1.231 procuram atendimento pelo SUS e 367 são particulares e outros convênios.